sábado, 9 de junho de 2007

A GUERRA DOS DEZ ANOS

Foi dito no início que Urano fecundava Gaia e nasciam gigantes. Esses gigantes, os Titãs e as Titânidas, eram em número de doze, ou seja, Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto, Cronos, (Saturno) Téia, Réia, Mnemósine, Febe, Tétis e Têmis. Com exceção de Cronos (Saturno) todos os seus irmãos resolveram defendê-lo e partiram para uma refrega contra Júpiter. Este, a conselho de Gaia, liberta os Ciclopes e os Hecatônquiros que estavam aprisionados no fundo do Tártaro. Os Ciclopes, como já foi dito, eram criaturas mons-truosas, gigantescas; possuíam um só olho enorme na testa e eram hábeis armeiros e ferreiros; também fabricavam os trovões e os raios, portanto, Júpiter estava bem guarnecido de armas e escudos. Deram-lhe um bastão mágico que produzia relâmpagos e raios a vontade, e também fabricaram um capacete que o tornava invisível. Esse capacete Júpiter presenteou-o depois a Hades, um de seus irmãos. Os Ciclopes fabricaram um tridente poderoso capaz de controlar as ondas do mar, pulverizar rochedos e pedras e fazer brotarem fontes no chão. Esse tridente foi presenteado a Netuno, outro irmão de Júpiter.
A batalha de Júpiter, seus aliados e irmãos contra Saturno e os Titãs durou dez anos. Foi terrível e assumiu proporções épicas mas finalmente os deuses mais jovens expulsaram os mais velhos. Aprisionaram-nos no Tártaro e se apoderaram dos seus lugares no céu.
Depois foram para o Olimpo onde o ar é sempre puro e luminoso, onde não existem nuvens escuras ou chuva e os dias são sempre calmos e amenos.
OUTRA GUERRA
Porém, a paz dos Olímpicos não durou muito... Gaia não suportou ver seus filhos primogênitos, os Titãs e as Titânidas, aprisionados no Tártaro, e afim de liberá-los convocou a ajuda de outros filhos, uns Gigantes nascidos do sangue de Urano quando este foi castrado por Saturno. Tais gigantes eram criaturas monstruosas e de aspecto aterrador. Usavam armaduras resplandecentes; possuíam vasta cabeleira, barba hirsuta, olhar feroz e pernas em forma de serpentes gigantescas...
Embora nascidos nos primórdios dos tempos não eram imortais. Podiam ser mortos quando recebiam dois golpes simultâneos, de um deus e de um mortal. Atacaram o Olimpo com ferocidade titânica arremessando rochedos imensos e tochas gigantescas contra os deuses mas estes anulavam seus ataques com seus escudos e ferramentas mágicas, e graças a ajuda de Hércules, que se encarregava de dar o golpe de misericórdia com suas flechas certeiras e mortíferas a contenda foi ganha com relativa facilidade.
Júpiter ainda não havia ganho totalmente a batalha.
Faltava ainda uma última prova.
Havia nessa época um monstro terrível, o mais assustador e gigantesco de todos, chamado Tifão.

Nenhum comentário: