Anteriormente viu-se que Urano é que go-vernava tudo. A Terra nesse tempo era assolada por gigantescos seres e não havia paz em parte alguma. Um dos filhos da Terra era Saturno (Cronos, que quer dizer: Tempo).
Saturno estava revoltado e odiava Urano, seu pai, por este causar tanto sofrimento a sua mãe, e então resolveu liquidá-lo, castrando-o. Como Urano era um deus imortal, ao ver-se impossibilitado de criar refugiou-se num canto longínquo do Universo e caiu no esquecimento. Um dia, porém, voltará a recuperar sua virilidade e reconquistará seu lugar no palco da história humana, assunto que será visto depois. No reinado de Saturno surgem a Morte, o Sono, os Sonhos e a Velhice. Por intermédio de uma profecia Saturno fica sabendo que um dos seus filhos há de usurpar-lhe o cetro do poder. Para evitar isso, o deus passa a devorar seus próprios filhos.
Saturno estava revoltado e odiava Urano, seu pai, por este causar tanto sofrimento a sua mãe, e então resolveu liquidá-lo, castrando-o. Como Urano era um deus imortal, ao ver-se impossibilitado de criar refugiou-se num canto longínquo do Universo e caiu no esquecimento. Um dia, porém, voltará a recuperar sua virilidade e reconquistará seu lugar no palco da história humana, assunto que será visto depois. No reinado de Saturno surgem a Morte, o Sono, os Sonhos e a Velhice. Por intermédio de uma profecia Saturno fica sabendo que um dos seus filhos há de usurpar-lhe o cetro do poder. Para evitar isso, o deus passa a devorar seus próprios filhos.
INTERPRETAÇÃO
Na primeira etapa, ou seja, no reinado de Urano, a alma do homem era povoada por "gigantes". É a época em que o homem se enche de ideais, crenças, opiniões, e passa a ser escravo dessas forças. Elas vêem tudo por um só lado, ou seja, seus interesses pessoais, religiosos, filosóficos, místicos ou esotéricos. O homem se move compelido por essas poderosas forças... E na sua incansável labuta, não percebe que esses gigantes estão lhe roubando toda a energia e consciência. Um dia porém surge Saturno, que é a "obstrução," a restrição, e o homem começa a dar-se conta que as coisas não são como ele imaginava! Sobrevem, então, uma época de pessimismo, descrença, decepções, porque Saturno é a personalização dessas características.
Na Astrologia Saturno é a porta de entrada para as dificuldade, impedimentos, doenças e desgraças na vida de uma pessoa. Saturno, ou seja, o pessimismo, a descrença, a avareza, sabe que um dos seus filhos o destronará e então passa a devorá-los. Quando Saturno reina dentro do homem ele se torna medroso, tímido e todas as idéias, anseios e aspirações que poderiam libertá-lo e elevá-lo, são abafadas, devoradas, apagadas. Por esse motivo nessa época surge a Velhice, o Sono, os Sonhos e a Morte. O homem morre para qualquer influência superior. Cai num estado de sono profundo. Sua alma se enche de pesadelos, temores e tudo se torna velho dentro dele. Sua virilidade desaparece. Seu entusiasmo murcha como uma flor morta. Aquele seu ímpeto e arrojo de outrora se esfumam dentro de sua alma. Esta condição é simbolizada na bíblia por Jó, pelo sonho do Faraó interpretado por José que viu sete vacas gordas se-rem devoradas por sete vacas magras, e sete espigas repletas serem devoradas por sete espigas mirradas. Sempre depois de uma época de realizações, conquistas, fertilidade sobrevêm dificuldades, impedimentos, fracassos. Ao dia sucede a noite. Ao verão sucede o inverno. O mesmo acontece com as civilizações. Roma, depois de ter atingido seu apogeu, e ter conquistado metade do mundo, foi dominada, vencida, despojada. Depois da época áurea dos gregos, em que a arte, a poesia, a filosofia floresceram abundantemente sem precedentes, surgiu uma época de estagnação e decadência. Assim se passa na vida de todo homem.
O reinado de Urano representa a fase em que o homem emerge de seu estado caótico e parte para uma conquista. Cria condições favoráveis para o desenvolvimento de uma nova personalidade. Sua nova personalidade cresce e toma proporções gigantescas. É um período de progresso, de conquistas, mas depois o homem se cansa de tudo. Começa a responder às influencias de Saturno. Ele mesmo se sente escravo de suas próprias paixões e opiniões, que o aprisionam e o arrastam pela vida. Então resolve parar. Torna-se estéril e perde seu entusiasmo por tudo e por todos. Fica melancólico, pessimista. Passa a "devorar seus próprios fi-lhos..." Daí sobrevêm a "velhice" e a "morte"...
Vamos agora fazer um retrospecto. Tudo começa com o Caos.
Depois surge a Terra e o Céu Estrelado (Gaia e Urano).
O Céu Estrelado se apaixona pela Terra e a fecunda...
Nascem gigantes monstruosos, disformes...
Um dos filhos da Terra castra o pai... E assume o poder.
Porém, ao contrário do pai, que era fogoso e insaciável, ele é mais prudente, comedido e controlado. E detesta crianças. Não quer filhos! Devora-os!...
E a Terra fica um tanto despovoada... Muitos dos seus filhos estão ocultos nas profundezas... Não vêem a luz. E as energias novas que poderiam colorir e embelezar o mundo, alegrá-lo e vivificá-lo, são bloqueadas por Saturno.
Esse período é um dos mais tristes...
A Mitologia tem atraído estudiosos, poetas, artistas, os mais brilhantes e geniais, porque é rica de ensinamentos para quem é capaz de interpretar seus símbolos e ler nas entrelinhas. Não resta dú-vida que as lendas mitológicas vieram do Alto Astral... São mensagens dadas a humanidade, provenientes dos Mestres, e se meditarmos com muita atenção sobre elas recolheremos muitas pedras preciosas de real valor!
Neste resumo existem muitas leis espirituais importantes.
Vamos agora tentar esclarecer algumas.
O Caos é sempre visto como um ESPAÇO escuro, silencioso, um negror mais profundo que a noite mais escura... É o nada! O nada absoluto! Mas dentro desse nada está contido tudo!
Esta é a primeira lei.
TUDO COMEÇA DO NADA!
De acordo com a Psicologia Esotérica, para um homem ser alguma coisa, precisa antes conscientizar-se que é nada! Nada pode! Nada sabe!
É cego, surdo e mudo, psicologicamente.
Os Rosacruzes vêem o Caos como um elemento sagrado. Puro. Não algo morto, mas algo vivo. Porém não nascido ainda. O Incriado.
O Caos sempre existiu e sempre existirá.
Dele vem tudo e para ele tudo voltará.
No Caos está contido o germe, a semente.
O Caos seria a Matéria Prima de onde Deus, o Criador, dá origem a mundos e seres.
Cabalisticamente o Caos é o número zero. É o silêncio.
Em todas as Escolas de Mistérios há uma exigência. O neófito tem que se tornar zero, nulo; reconhecer que é nada e nada sabe.
Na Escola de Pitágoras, uma das mais exigentes, sérias e terríveis da época, o candidato, o aluno iniciante, tinha que permanecer durante, no mínimo, um ano em silêncio. Só ouvir! Era-lhe proibido falar. Só podia obedecer...
Na Maçonaria o candidato em seu primeiro dia de iniciação, no qual se torna um aprendiz, é destituído de tudo o que o liga ao mundo; nome, identidade, títulos, roupagens. Ele é colocado em uma sala escura, totalmente nu, em silêncio... Alguém lhe pergunta: "O que vieste fazer aqui?" E ele responde: "Vim em busca de luz. Quero luz!" Só então as luzes se acendem. E ele é admitido na Ordem.
No início, depois do Caos a primeira realidade que aparece é Gaia, a Terra. A Terra simboliza o corpo físico do homem.
Então é aí que surge o número um. O corpo é uma unidade orgânica, e é nele que vão se desenrolar os acontecimentos mais importantes de sua vida.
O Trabalho inicial é realizado, em princípio, no corpo!
Em todas as Escolas esotéricas tradicionais é exigido que o neófito trabalhe com o corpo. Se nada se realiza no corpo, então, tudo permanece na teoria. Tudo é fantasia e vaidade! Nada muda!
Depois do corpo surge o Céu Estrelado.
Que significa o Céu Estrelado?
São os Mestres! Os Hierofantes! Os Instrutores.
Cada Mestre é uma estrela.
Então, se o aluno está cercado de mestres, é como se ele estivesse cercado por um céu estrelado!
Um dia, no futuro, ele vai ser também uma estrela e ensinar a outros. Mas antes, terá que aprender.
Em muitas Escolas tradicionais, quando o discípulo alcança um grau elevado recebe uma Estrela!
Essa estrela é de cinco pontas e significa o homem dominando os quatro elementos.
Na Escola Rosacruz, quando um discípulo consegue atingir um certo grau, ou seja, quando Cristo nasce em seu coração, ele brilha como uma estrela e atrai os três reis magos.
A SEGUNDA LEI é: os contrários se atraem e a VIDA nasce da união dos contrários.
GAIA é o oposto do CÉU ESTRELADO.
Gaia é um espaço limitado, concentrado, e o Céu em volta dela é a Expansão, o infinito...
Aqui temos o finito (a Terra) e o infinito (o Céu Estrelado). Tudo dentro do Espaço Cósmico, que é a expressão do Caos!
O poeta Hesíodo narra em seu poema que dentro do Caos havia dois irmãos sem forma os quais sempre existiram. EROS E ANTEROS. Eros, a força de atração, e Anteros, a força de repulsão. E esses dois irmãos estão sempre metidos em tudo. Começaram suas atividades atraindo Gaia e Urano fazendo um se apaixonar pelo outro.
Essa lei, a da atração dos contrários, é divina.
Ela existe para proporcionar EQUILÍBRIO no Universo.
Por exemplo: um grande pecador sempre atrairá um grande santo.
O que sabe atrai o que não sabe, para ensiná-lo, e o que não sabe atrairá o que sabe, para aprender.
Uma mulher bonita tem tendência a atrair um homem feio.
As loiras atraem os negros.
A delicadeza atrai a brutalidade.
A gazela atrai o leão.
Chapeuzinho Vermelho atrai o Lobo Mau.
O vazio atrai o cheio.
A luz busca a escuridão, e vice-versa.
O positivo atrai o negativo.
O rico atrai o pobre.
O que tem saúde atrai o doente.
Essa é uma lei, e da união desses contrários sempre surge algo novo, que dará continuidade à vida. Se você quer progredir, ser bem sucedido, expandir sua consciência, viva essa lei!
Por exemplo: se você é ignorante, busque a sabedoria.
Se for pobre, procure a companhia dos ricos. (Aqui você terá que usar sua inteligência, astúcia, esperteza, autocontrole, dissimulação, para conseguir realizar essa proeza, porque os ricos detestam os pobres, embora não consigam viver sem eles...)
Se for rico, busque a pobreza, isto é, faça caridade, ajude os pobres e aprenda com eles... Há pobres muito talentosos, sábios, experientes, verdadeiros artistas, mestres em artimanhas e segredos da vida... Eles têm muito a ensinar...
Se você é fraco, busque a companhia do forte.
Se for medroso, procure a amizade do corajoso.
Se for preguiçoso, trabalhe!
Se falar demais, cultive o silêncio.
Se for solitário, busque amigos.
Se viveu a vida inteira na cidade, busque a floresta, o campo, o contato com a Natureza.
Se for nervoso, inquieto, relaxe.
Se tiver medo, enfrente o que lhe causa temor.
Se gostar de muitas mulheres, escolha uma que o agrade e se dedique inteiramente a ela.
Se for velho, busque a companhia dos jovens, das crianças...
Se for orgulhoso, pratique a humildade.
Se for ateu vá a uma igreja, ou religião e fique ali por uns tempos, e veja o que acontece.
Se você trabalha demais, tire uns dias para descanso. Vá pescar, viajar, e esqueça o traba-lho...
Há, também, outras leis menores contidas nessa narrativa, como se verá a seguir:
Depois de um tempo de fartura, vem um de escassez.
Depois do Caos veio um período de intensa atividade, criação, explosões gigantescas...
Imagine o Caos como um silêncio profundo e de repente Urano e a Terra explodindo em encontros gigantescos...
Convulsões dos elementos!
Ventos, furacões, tempestades elétricas...
Vulcões em erupção...
Criaturas gigantescas rastejando na Terra...
Os elementos em lutas ciclópicas...
Aí vem Saturno e paralisa tudo!
Há uma calmaria geral...
A vida se recolhe...Tudo silencia..
A grande noite chega, trazendo as sombras...
A morte ronda tudo.
O mundo se cala, adormece, se aquieta...
Chega a velhice, a imobilidade, o sono, a morte...
A Terra descansa.
Saturno impõe um reinado de medo.
Ninguém ama, ninguém ri, ninguém dança...
Gaia e Réia não vêm mais seus filhos...
E choram...
Gaia sente saudades de Urano. Mas Urano escondeu-se no fundo do Universo.
Está impotente e pacientemente espera...
Réia só tem uma esperança: JÚPITER!
Consegue salvá-lo da voragem do pai...
Logo Júpiter crescerá, ficará forte e destronará Saturno.
Aí virá um período feliz, muito feliz!
Esse período chamar-se-á a IDADE DE OURO, assunto que será visto no próximo capítulo.
Outra lei é a de que quando um homem chega a ponto de não querer mais filhos, odiar as crianças, fugir do que é novo, preferir a solidão, recolher-se, buscar o silêncio, é porque envelheceu!
Aqui há uma lei misteriosa, que poucos têm acesso.
Para deter a velhice, é preciso cercar-se de juventude!
É preciso voltar a ser criança.
Amar o riso, o lazer, a brincadeira.
É preciso iniciar algo novo!
Parar de se repetir a si mesmo.
Deixar de ser sério.
Brincar, renovar-se, descartar-se de velharias...
Usar roupas novas, elegantes, coloridas, harmoniosas...
Ir para lugares diferentes; ter contato com pessoas desconhecidas.
Mudar de pensamentos, hábitos, sentimentos e emoções.
Fazer o que não se está acostumado a fazer.
Aprender uma nova profissão, uma nova arte!
Ir a lugares onde há muitos jovens.
Ressuscitar em si os interesses dos tempos de juventude!
É justamente esse o segredo do Elixir da Longevidade.
Tão simples! Tão claro! Tão fácil!
Mas a maioria prefere Saturno!
É mais fácil ir a favor da corrente, não reagir, não lutar e entregar-se aos braços de Morfeu...
E por isso envelhecem e morrem...
Outra lei oculta nesses ensinamentos é que o que um indivíduo faz a outro, alguém o fará também a ele!
Saturno destronou Urano, Júpiter destronará Saturno e algum dia um novo Deus destronará Júpiter o que já aconteceu com o advento do cristianismo!
Os próprios filhos de Urano ajudaram a derrubá-lo, e depois os próprios filhos de Saturno se levantarão contra ele...
Aqui há outra lei misteriosa.
O pai e a mãe criam os filhos com muito amor (ou apego). Sacrificam-se, anulam-se, renunciam a muitas coisas por causa dos filhos, e quando eles crescem, somem, desaparecem... Esquecem-se dos pais. Internam-nos em asilos e nem sequer vão visitá-los... E há também uma outra questão oculta nessa história. Há sempre alguém tramando traições por trás dos bastidores... Judas conspirava ocultamente contra seu mestre Cristo. Dalila contra Sansão, e no caso da Mitologia, Gaia contra Urano e Réia contra Saturno...
Urano sequer suspeitava que Gaia fabricava, às ocultas, uma afiada foice com terrível propósito e incentivava o próprio filho a castrar o pai... E Réia enganava Saturno ocultando o filho Júpiter que haveria de destroná-lo!
Nesta primeira parte da MITOLOGIA e-xistem muitos ensinamentos ocultos sobre Astrologia, assunto do próximo livro.
Vimos anteriormente que os filhos de Urano eram gigantes. Isso significa que as pessoas regidas fortemente por Urano tendem a serem mais altas que o normal; são bastante férteis, com tendência a terem muitos filhos e, posteriormente, estarão sujeitas a impotência sexual, quando Urano sofrer restrição de Saturno por conjunção ou quadratura. As paixões de Urano são muitas e e-xageradas e por isso podem extinguir-se rapida-mente. Urano também às vezes despreza os filhos e se desapega deles com relativa facilidade. Sua influência torna o homem inclinado a solidão por motivos religiosos e místicos. Pode sofrer traições por parte de pessoas de seu círculo mais íntimo.
Quanto às influências de Saturno no horóscopo de um indivíduo o mesmo dá tendência à esterilidade, a maltratar os próprios filhos, quando os tem, ao excesso de disciplina e seriedade, não to-lerando manifestações alegres, brincadeiras, festas e algazarras. Ama o silêncio, a solidão, e possui forte tendência ao pessimismo, à melancolia e está sujeito à depressão.
Na Astrologia Saturno é a porta de entrada para as dificuldade, impedimentos, doenças e desgraças na vida de uma pessoa. Saturno, ou seja, o pessimismo, a descrença, a avareza, sabe que um dos seus filhos o destronará e então passa a devorá-los. Quando Saturno reina dentro do homem ele se torna medroso, tímido e todas as idéias, anseios e aspirações que poderiam libertá-lo e elevá-lo, são abafadas, devoradas, apagadas. Por esse motivo nessa época surge a Velhice, o Sono, os Sonhos e a Morte. O homem morre para qualquer influência superior. Cai num estado de sono profundo. Sua alma se enche de pesadelos, temores e tudo se torna velho dentro dele. Sua virilidade desaparece. Seu entusiasmo murcha como uma flor morta. Aquele seu ímpeto e arrojo de outrora se esfumam dentro de sua alma. Esta condição é simbolizada na bíblia por Jó, pelo sonho do Faraó interpretado por José que viu sete vacas gordas se-rem devoradas por sete vacas magras, e sete espigas repletas serem devoradas por sete espigas mirradas. Sempre depois de uma época de realizações, conquistas, fertilidade sobrevêm dificuldades, impedimentos, fracassos. Ao dia sucede a noite. Ao verão sucede o inverno. O mesmo acontece com as civilizações. Roma, depois de ter atingido seu apogeu, e ter conquistado metade do mundo, foi dominada, vencida, despojada. Depois da época áurea dos gregos, em que a arte, a poesia, a filosofia floresceram abundantemente sem precedentes, surgiu uma época de estagnação e decadência. Assim se passa na vida de todo homem.
O reinado de Urano representa a fase em que o homem emerge de seu estado caótico e parte para uma conquista. Cria condições favoráveis para o desenvolvimento de uma nova personalidade. Sua nova personalidade cresce e toma proporções gigantescas. É um período de progresso, de conquistas, mas depois o homem se cansa de tudo. Começa a responder às influencias de Saturno. Ele mesmo se sente escravo de suas próprias paixões e opiniões, que o aprisionam e o arrastam pela vida. Então resolve parar. Torna-se estéril e perde seu entusiasmo por tudo e por todos. Fica melancólico, pessimista. Passa a "devorar seus próprios fi-lhos..." Daí sobrevêm a "velhice" e a "morte"...
Vamos agora fazer um retrospecto. Tudo começa com o Caos.
Depois surge a Terra e o Céu Estrelado (Gaia e Urano).
O Céu Estrelado se apaixona pela Terra e a fecunda...
Nascem gigantes monstruosos, disformes...
Um dos filhos da Terra castra o pai... E assume o poder.
Porém, ao contrário do pai, que era fogoso e insaciável, ele é mais prudente, comedido e controlado. E detesta crianças. Não quer filhos! Devora-os!...
E a Terra fica um tanto despovoada... Muitos dos seus filhos estão ocultos nas profundezas... Não vêem a luz. E as energias novas que poderiam colorir e embelezar o mundo, alegrá-lo e vivificá-lo, são bloqueadas por Saturno.
Esse período é um dos mais tristes...
A Mitologia tem atraído estudiosos, poetas, artistas, os mais brilhantes e geniais, porque é rica de ensinamentos para quem é capaz de interpretar seus símbolos e ler nas entrelinhas. Não resta dú-vida que as lendas mitológicas vieram do Alto Astral... São mensagens dadas a humanidade, provenientes dos Mestres, e se meditarmos com muita atenção sobre elas recolheremos muitas pedras preciosas de real valor!
Neste resumo existem muitas leis espirituais importantes.
Vamos agora tentar esclarecer algumas.
O Caos é sempre visto como um ESPAÇO escuro, silencioso, um negror mais profundo que a noite mais escura... É o nada! O nada absoluto! Mas dentro desse nada está contido tudo!
Esta é a primeira lei.
TUDO COMEÇA DO NADA!
De acordo com a Psicologia Esotérica, para um homem ser alguma coisa, precisa antes conscientizar-se que é nada! Nada pode! Nada sabe!
É cego, surdo e mudo, psicologicamente.
Os Rosacruzes vêem o Caos como um elemento sagrado. Puro. Não algo morto, mas algo vivo. Porém não nascido ainda. O Incriado.
O Caos sempre existiu e sempre existirá.
Dele vem tudo e para ele tudo voltará.
No Caos está contido o germe, a semente.
O Caos seria a Matéria Prima de onde Deus, o Criador, dá origem a mundos e seres.
Cabalisticamente o Caos é o número zero. É o silêncio.
Em todas as Escolas de Mistérios há uma exigência. O neófito tem que se tornar zero, nulo; reconhecer que é nada e nada sabe.
Na Escola de Pitágoras, uma das mais exigentes, sérias e terríveis da época, o candidato, o aluno iniciante, tinha que permanecer durante, no mínimo, um ano em silêncio. Só ouvir! Era-lhe proibido falar. Só podia obedecer...
Na Maçonaria o candidato em seu primeiro dia de iniciação, no qual se torna um aprendiz, é destituído de tudo o que o liga ao mundo; nome, identidade, títulos, roupagens. Ele é colocado em uma sala escura, totalmente nu, em silêncio... Alguém lhe pergunta: "O que vieste fazer aqui?" E ele responde: "Vim em busca de luz. Quero luz!" Só então as luzes se acendem. E ele é admitido na Ordem.
No início, depois do Caos a primeira realidade que aparece é Gaia, a Terra. A Terra simboliza o corpo físico do homem.
Então é aí que surge o número um. O corpo é uma unidade orgânica, e é nele que vão se desenrolar os acontecimentos mais importantes de sua vida.
O Trabalho inicial é realizado, em princípio, no corpo!
Em todas as Escolas esotéricas tradicionais é exigido que o neófito trabalhe com o corpo. Se nada se realiza no corpo, então, tudo permanece na teoria. Tudo é fantasia e vaidade! Nada muda!
Depois do corpo surge o Céu Estrelado.
Que significa o Céu Estrelado?
São os Mestres! Os Hierofantes! Os Instrutores.
Cada Mestre é uma estrela.
Então, se o aluno está cercado de mestres, é como se ele estivesse cercado por um céu estrelado!
Um dia, no futuro, ele vai ser também uma estrela e ensinar a outros. Mas antes, terá que aprender.
Em muitas Escolas tradicionais, quando o discípulo alcança um grau elevado recebe uma Estrela!
Essa estrela é de cinco pontas e significa o homem dominando os quatro elementos.
Na Escola Rosacruz, quando um discípulo consegue atingir um certo grau, ou seja, quando Cristo nasce em seu coração, ele brilha como uma estrela e atrai os três reis magos.
A SEGUNDA LEI é: os contrários se atraem e a VIDA nasce da união dos contrários.
GAIA é o oposto do CÉU ESTRELADO.
Gaia é um espaço limitado, concentrado, e o Céu em volta dela é a Expansão, o infinito...
Aqui temos o finito (a Terra) e o infinito (o Céu Estrelado). Tudo dentro do Espaço Cósmico, que é a expressão do Caos!
O poeta Hesíodo narra em seu poema que dentro do Caos havia dois irmãos sem forma os quais sempre existiram. EROS E ANTEROS. Eros, a força de atração, e Anteros, a força de repulsão. E esses dois irmãos estão sempre metidos em tudo. Começaram suas atividades atraindo Gaia e Urano fazendo um se apaixonar pelo outro.
Essa lei, a da atração dos contrários, é divina.
Ela existe para proporcionar EQUILÍBRIO no Universo.
Por exemplo: um grande pecador sempre atrairá um grande santo.
O que sabe atrai o que não sabe, para ensiná-lo, e o que não sabe atrairá o que sabe, para aprender.
Uma mulher bonita tem tendência a atrair um homem feio.
As loiras atraem os negros.
A delicadeza atrai a brutalidade.
A gazela atrai o leão.
Chapeuzinho Vermelho atrai o Lobo Mau.
O vazio atrai o cheio.
A luz busca a escuridão, e vice-versa.
O positivo atrai o negativo.
O rico atrai o pobre.
O que tem saúde atrai o doente.
Essa é uma lei, e da união desses contrários sempre surge algo novo, que dará continuidade à vida. Se você quer progredir, ser bem sucedido, expandir sua consciência, viva essa lei!
Por exemplo: se você é ignorante, busque a sabedoria.
Se for pobre, procure a companhia dos ricos. (Aqui você terá que usar sua inteligência, astúcia, esperteza, autocontrole, dissimulação, para conseguir realizar essa proeza, porque os ricos detestam os pobres, embora não consigam viver sem eles...)
Se for rico, busque a pobreza, isto é, faça caridade, ajude os pobres e aprenda com eles... Há pobres muito talentosos, sábios, experientes, verdadeiros artistas, mestres em artimanhas e segredos da vida... Eles têm muito a ensinar...
Se você é fraco, busque a companhia do forte.
Se for medroso, procure a amizade do corajoso.
Se for preguiçoso, trabalhe!
Se falar demais, cultive o silêncio.
Se for solitário, busque amigos.
Se viveu a vida inteira na cidade, busque a floresta, o campo, o contato com a Natureza.
Se for nervoso, inquieto, relaxe.
Se tiver medo, enfrente o que lhe causa temor.
Se gostar de muitas mulheres, escolha uma que o agrade e se dedique inteiramente a ela.
Se for velho, busque a companhia dos jovens, das crianças...
Se for orgulhoso, pratique a humildade.
Se for ateu vá a uma igreja, ou religião e fique ali por uns tempos, e veja o que acontece.
Se você trabalha demais, tire uns dias para descanso. Vá pescar, viajar, e esqueça o traba-lho...
Há, também, outras leis menores contidas nessa narrativa, como se verá a seguir:
Depois de um tempo de fartura, vem um de escassez.
Depois do Caos veio um período de intensa atividade, criação, explosões gigantescas...
Imagine o Caos como um silêncio profundo e de repente Urano e a Terra explodindo em encontros gigantescos...
Convulsões dos elementos!
Ventos, furacões, tempestades elétricas...
Vulcões em erupção...
Criaturas gigantescas rastejando na Terra...
Os elementos em lutas ciclópicas...
Aí vem Saturno e paralisa tudo!
Há uma calmaria geral...
A vida se recolhe...Tudo silencia..
A grande noite chega, trazendo as sombras...
A morte ronda tudo.
O mundo se cala, adormece, se aquieta...
Chega a velhice, a imobilidade, o sono, a morte...
A Terra descansa.
Saturno impõe um reinado de medo.
Ninguém ama, ninguém ri, ninguém dança...
Gaia e Réia não vêm mais seus filhos...
E choram...
Gaia sente saudades de Urano. Mas Urano escondeu-se no fundo do Universo.
Está impotente e pacientemente espera...
Réia só tem uma esperança: JÚPITER!
Consegue salvá-lo da voragem do pai...
Logo Júpiter crescerá, ficará forte e destronará Saturno.
Aí virá um período feliz, muito feliz!
Esse período chamar-se-á a IDADE DE OURO, assunto que será visto no próximo capítulo.
Outra lei é a de que quando um homem chega a ponto de não querer mais filhos, odiar as crianças, fugir do que é novo, preferir a solidão, recolher-se, buscar o silêncio, é porque envelheceu!
Aqui há uma lei misteriosa, que poucos têm acesso.
Para deter a velhice, é preciso cercar-se de juventude!
É preciso voltar a ser criança.
Amar o riso, o lazer, a brincadeira.
É preciso iniciar algo novo!
Parar de se repetir a si mesmo.
Deixar de ser sério.
Brincar, renovar-se, descartar-se de velharias...
Usar roupas novas, elegantes, coloridas, harmoniosas...
Ir para lugares diferentes; ter contato com pessoas desconhecidas.
Mudar de pensamentos, hábitos, sentimentos e emoções.
Fazer o que não se está acostumado a fazer.
Aprender uma nova profissão, uma nova arte!
Ir a lugares onde há muitos jovens.
Ressuscitar em si os interesses dos tempos de juventude!
É justamente esse o segredo do Elixir da Longevidade.
Tão simples! Tão claro! Tão fácil!
Mas a maioria prefere Saturno!
É mais fácil ir a favor da corrente, não reagir, não lutar e entregar-se aos braços de Morfeu...
E por isso envelhecem e morrem...
Outra lei oculta nesses ensinamentos é que o que um indivíduo faz a outro, alguém o fará também a ele!
Saturno destronou Urano, Júpiter destronará Saturno e algum dia um novo Deus destronará Júpiter o que já aconteceu com o advento do cristianismo!
Os próprios filhos de Urano ajudaram a derrubá-lo, e depois os próprios filhos de Saturno se levantarão contra ele...
Aqui há outra lei misteriosa.
O pai e a mãe criam os filhos com muito amor (ou apego). Sacrificam-se, anulam-se, renunciam a muitas coisas por causa dos filhos, e quando eles crescem, somem, desaparecem... Esquecem-se dos pais. Internam-nos em asilos e nem sequer vão visitá-los... E há também uma outra questão oculta nessa história. Há sempre alguém tramando traições por trás dos bastidores... Judas conspirava ocultamente contra seu mestre Cristo. Dalila contra Sansão, e no caso da Mitologia, Gaia contra Urano e Réia contra Saturno...
Urano sequer suspeitava que Gaia fabricava, às ocultas, uma afiada foice com terrível propósito e incentivava o próprio filho a castrar o pai... E Réia enganava Saturno ocultando o filho Júpiter que haveria de destroná-lo!
Nesta primeira parte da MITOLOGIA e-xistem muitos ensinamentos ocultos sobre Astrologia, assunto do próximo livro.
Vimos anteriormente que os filhos de Urano eram gigantes. Isso significa que as pessoas regidas fortemente por Urano tendem a serem mais altas que o normal; são bastante férteis, com tendência a terem muitos filhos e, posteriormente, estarão sujeitas a impotência sexual, quando Urano sofrer restrição de Saturno por conjunção ou quadratura. As paixões de Urano são muitas e e-xageradas e por isso podem extinguir-se rapida-mente. Urano também às vezes despreza os filhos e se desapega deles com relativa facilidade. Sua influência torna o homem inclinado a solidão por motivos religiosos e místicos. Pode sofrer traições por parte de pessoas de seu círculo mais íntimo.
Quanto às influências de Saturno no horóscopo de um indivíduo o mesmo dá tendência à esterilidade, a maltratar os próprios filhos, quando os tem, ao excesso de disciplina e seriedade, não to-lerando manifestações alegres, brincadeiras, festas e algazarras. Ama o silêncio, a solidão, e possui forte tendência ao pessimismo, à melancolia e está sujeito à depressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário